Pagamento por MB Way
A MTS tem vindo a desenvolver novas soluções que criem uma maior atratividade e facilidade no acesso e utilização do serviço de transporte que presta. Assim, em colaboração com a SIBS, a MTS trabalhou no sentido de encontrar uma solução que permita aos seus clientes usarem o serviço MTS, para viagens ocasionais, através da APP MBWAY, criando um canal de venda alternativo. Esta solução permitirá ao utilizador, apenas com o telemóvel, pagar e usar o serviço da MTS com MB WAY.
1. Como utilizar o MB WAY para viajar na MTS?
Basta seguir os seguintes passos:
- Instale a App MB WAY no seu telemóvel e efetue o registo;
- Aceda ao MB WAY e clique em “Pagar com MB WAY” (permita o acesso à câmara);
- Leia o QR Code existente na paragem com a identificação da Linha e Sentido em que pretende viajar.
- Caso pretenda o seu NIF na fatura, deverá preencher os campos do NIF e do e-mail para podermos enviar a sua fatura por e-mail.
- Valide a informação apresentada e efetue a confirmação do pagamento.
2. É seguro pagar com QR Code através da App MB WAY?
O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem nos pagamentos com cartão bancário num terminal MULTIBANCO.
O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.
Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.
3. Tem algum custo o uso da App MB WAY para a aquisição do bilhete simples?
Não, a adesão e utilização da App MB WAY não tem custos associados e ainda poupa o valor do suporte navegante ocasional
4. Através da App MB WAY apenas posso adquirir o bilhete simples?
Sim, apenas está disponível para aquisição o bilhete simples.
5. Como confirmo que o pagamento foi efetuado?
Além da confirmação que surge na aplicação MB WAY, poderá sempre consultar no menu “Atividade” da sua App.
6. Porque não consigo utilizar a opção “Pagar com MB WAY”?
Certifique-se que tem os dados móveis ligados e permitiu o acesso da App à câmara do seu dispositivo. Se mesmo assim a opção estiver indisponível, o seu Banco não autoriza que o cartão seja utilizado para “Pagar com MB WAY”. Para mais informações, contacte o seu Banco.
7. Qual é a vantagem de utilizar o MB WAY para viajar na MTS?
Ao utilizar a aplicação MB WAY está sempre pronto a viajar, efetuar qualquer registo ou ter conhecimento sobre os tarifários. Não necessita de adquirir o suporte navegante ocasional.
8. Onde posso viajar utilizando o sistema MB WAY?
Pode viajar na MTS, em todas as paragens da nossa rede.
9. Quem pode utilizar este sistema?
Todas as pessoas que tenham a aplicação MB WAY.
10. Onde se encontram os QR Codes?
Todas as paragem da MTS têm afixados autocolantes com QR Code nos vidros das suas paragens, que permitem a aquisição do bilhete simples para a viagem que pretende realizar.
11. Como sei qual o QR Code que deverei de ler?
Cada QR Code tem a Linha e o Sentido respeitante à viagem que poderá realizar.
12. Caso tenha só adquirido o bilhete na paragem de saída, o que me será cobrado?
A aquisição do bilhete deve ser feita antes do início da viagem; caso não o faça, está em fraude e poderá ser autuado. Caso adquira na paragem de saída, será cobrado o valor do bilhete simples.
13. Depois de efetuar a leitura do Qr Code, tenho necessidade de alterar o trajeto, como devo proceder?
Caso pretenda viajar para uma paragem diferente do sentido que escolheu, deverá adquirir um novo bilhete escolhendo o Qr Code correto.
14. Quanto é o preço de cada viagem?
O valor da viagem corresponde ao definido no tarifário MTS, com base no bilhete simples.
15. Qual a validade de cada viagem adquirida, (correspondente a uma validação)?
Cada aquisição corresponde a apenas uma viagem, com uma origem/destino. A viagem tem de ser realizada no espaço temporal de 1 hora após a aquisição.
16. Posso utilizar a mesma aplicação MB WAY para vários passageiros na mesma viagem?
Sim, poderá adquirir vários bilhetes sendo que que deverá repetir o processo de aquisição do bilhete simples consoante o número de bilhetes que pretender.
17. O pagamento do bilhete pela leitura do Qr Code falhou. Posso viajar na mesma?
Não, a aquisição do bilhete apenas está concluída quando surgir a seguinte mensagem no seu telemóvel.
18. Como obter uma fatura/recibo com NIF?
Pode obter a fatura/recibo diretamente no seu email se na própria App MB WAY tiver o NIF e email configurados para tal.
Em alternativa pode fazer o pedido através do nosso serviço de Apoio ao Cliente, info@mts.pt, indicando o seu n.º de telemóvel e o n.º existente por baixo do código de barras que pode consultar na App MB Way, Atividade -> selecciona a compra -> Mostrar código
19. Como posso provar que efetuei a aquisição com sucesso do bilhete simples na App do MB WAY?
Na opção “Atividade” do MB WAY, terá toda a informação do bilhete adquirido bem como da viagem que realizará. Será esta informação que deverá de apresentar ao agente de fiscalização caso seja solicitado.
20. Onde posso consultar as viagens que realizei?
Poderá consultar as suas viagens através do menu Atividade da sua App MB WAY.
21. Tenho de apresentar a minha App MB WAY a um agente de fiscalização devidamente identificado para provar que fiz a aquisição do bilhete simples?
Sim, pois a aquisição do bilhete através da App MB WAY serve como título de transporte válido. Se não apresentar App MB WAY na opção “Atividade” e o pagamento correspondente para leitura ao fiscal, para verificação da aquisição com sucesso, será considerado como passageiro sem título válido, incorrendo nas penalidades legalmente estabelecidas.
22. Não estou a conseguir utilizar a App MB WAY para adquirir o bilhete simples. Qual poderá ser a justificação?
Certifique-se que permitiu o acesso da App à câmara do seu dispositivo. Se mesmo assim a opção estiver indisponível, o seu Banco não autoriza que o cartão seja utilizado para “Pagar com MB WAY”. Para mais informações, contacte o seu Banco.
23. Como aparece descrita a transação no meu extrato bancário?
Aparece uma transação por viagem. Pode visualizar o pagamento no seu extrato com a descrição “MTS”.
24. Quando é que é feito o débito do pagamento da viagem?
O valor é debitado de imediato.
25. Existe alguma taxa ou valor extra cobrado por utilizar o MB WAY para viajar?
Não, o único valor que paga é o correspondente ao preço da viagem.
26. Caso existam interrupções no serviço da MTS a minha viagem será cobrada?
Em caso de perturbações que originem interrupções no serviço da MTS deverá contatar a MTS através do e-mail info@mts.pt e expor a situação, com o detalhe da aquisição (dia, hora, paragem, n.º de telemóvel, código da transação, motivo).
27. Como posso esclarecer as minhas dúvidas ou enviar comentários/sugestões?
Pode entrar em contacto com a MTS através do email info@mts.pt ou através de chamada telefónica para o 211 127 056, (chamada para rede fica nacional).
28. Que dados pessoais são recolhidos?
A MTS apenas procederá ao tratamento dos seus dados de identificação (nome), de faturação (NIF) e de contacto (email e número de telemóvel).
A MTS não é responsável pelos dados recolhidos pela aplicação MB Way, sendo nesse caso a responsável pelo tratamento dos dados pessoais a a Sibs Forward Payment Solutions, S.A (SIBS FPS). Para mais informações consulte a política de privacidade da SIBS FPS em https://www.mbway.pt/politica-de-privacidade-site/
29. Como são tratados os meus dados pessoais?
A MTS usará os dados dos pagamentos por MB Way para finalidades relacionadas com apoio ao cliente, gestão de clientes (emissão de faturas), prestação de informações relacionadas com as viagens, estatística e prevenção de fraude.
Os seus dados poderão transmitidos aos fornecedores/parceiros que implementaram e permitem a utilização da tecnologia MB Way na prestação dos nossos serviços assim como a autoridades Autoridades Judiciais, Policiais ou Administrativas sempre que tal seja obrigatório por lei. Os seus dados também poderão ser transmitidos a subcontratantes da MTS para emissão das respetivas faturas.
A MTS adotou as medidas técnicas e organizativas adequadas a garantir a segurança dos seus dados e procede ao tratamento dos seus dados pessoais de acordo com a Lei da Proteção de Dados.
Para saber mais como utilizamos os seus dados consulte a nossa política de privacidade em https://www.mts.pt/politica-de-privacidade/