Valide a viagem com pagamentos Contactless

Dia 28 de Julho de 2025 às 19:22

MTS contactlessA Metro Transportes do Sul (MTS) juntamente com a Shift4 (NYSE:FOUR), Axians e Monet+, anunciam hoje a implementação de uma nova solução tecnológica que permite aos clientes validar as suas viagens apenas com um cartão de pagamento contactless. Este projeto representa um passo significativo na modernização do sistema de transportes da Área Metropolitana de Lisboa, particularmente nas regiões servidas pela MTS (Almada e Seixal).

Com esta solução, os utilizadores da MTS podem a partir de hoje utilizar os seus cartões ou dispositivos contactless como título de transporte, sem filas de espera nem a necessidade de adquirirem bilhetes no local, simplificando a experiência diária de deslocação. O pagamento é feito diretamente nos validadores, nos equipamentos em que habitualmente já são validados os títulos de transporte.

 

 

FAQs MTS 

1, Como utilizar o cartão bancário Contactless para viajar na MTS?

Pode viajar utilizando um cartão bancário contactless, físico (plástico) ou virtual (com tecnologia como Apple Pay ou Google Pay no smartphone ou no smartwatch), sem ter que adquirir qualquer título de transporte. Apenas tem de encostar o seu cartão bancário num validador da MTS.

2. Qual é a vantagem de utilizar o cartão bancário contactless para viajar na MTS?

Ao utilizar um cartão bancário Contactless está sempre pronto a viajar, sem necessitar adquirir qualquer bilhete previamente ou efetuar qualquer registo. Não necessita de adquirir o suporte navegante ocasional.

3. Onde pode ser utilizado?

Pode ser utilizado em toda a rede do metro sul do tejo.

4. Quem pode utilizar este sistema?

Todas as pessoas que tenham um cartão bancário Contactless.

5. Quanto é o preço da viagem?

O valor da viagem corresponde ao definido no tarifário da MTS, com base no Bilhete Simples.

6. Qual a validade de cada viagem, correspondente a uma validação?

Tal como o Bilhete Simples, permite viajar em toda a rede do metro durante 1h após a primeira validação. É obrigatória a validação no inicio de cada viagem e em caso de transbordo.

7. Como posso saber se um cartão bancário é contactless?

Os cartões bancários Contactless apresentam o símbolo contactless  . No entanto, alguns cartões Contactless podem ainda não estar configurados para este tipo de utilização. Para ter a certeza que o seu cartão está apto para este tipo de utilização, por favor entre em contacto com o seu banco para confirmar essa informação.

8. Quais os cartões bancários Contactless que podem ser utilizados para viajar na MTS?

Pode utilizar cartões VISA, VPAY, Electron e Mastercard.

9. Posso usar o mesmo cartão bancário Contactless na sua forma física e digital no mesmo dia?

Sim. A escolha é do utilizador qual a forma que pretende utilizar em cada viagem.

10. O pagamento por Apple Pay ou Google Pay (através do meu smartphone ou smartwatch) está disponível?

Sim, desde que tenha como base um cartão VISA, VPAY, Electron e Mastercard e que o mesmo tenha sido ativado para este efeito. Se utilizar um destes dispositivos, garanta que tem bateria até à validação de saída, caso contrário poderá ser considerado como cliente sem título de transporte, incorrendo nas penalidades legalmente estabelecidas.

11. Posso utilizar o cartão bancário junto a outros cartões contactless?

Não. A utilização do seu cartão bancário Contacltless deverá ser efetuada de forma isolada de qualquer outro cartão, nomeadamente cartões Navegante ou outros cartões que tenham sistema Contactless.

12. Posso viajar se a validação com o meu cartão bancário contactless não tiver sucesso?

Não. Para viajar é obrigatória uma validação com sucesso (sinalizada a luz verde).

13. Onde posso consultar as viagens que realizei?

Poderá consultar as suas viagens, inserir o NIF, imprimir ou descarregar faturas no Portal de cartões bancários Contactless, cujo link está disponível em www.mts.pt 

14. Como obter uma fatura/recibo com NIF?

Pode obter a fatura/recibo no Portal de cartões bancários Contactless, através do site www.mts.pt. Poderá, a qualquer momento, alterar o NIF que pretende utilizar nas suas faturas.

15. Tenho de estar registado para aceder ao portal?

Sim, terá de criar a sua conta no Portal de cartões bancários Contactless, que poderá utilizar sempre que precisar de consultar alguma informação acerca das suas viagens. A criação da conta deverá ser efetuada com o  número do cartão que utilizou para viajar.

16. Como posso provar que efetuei uma validação com sucesso com o meu cartão bancário Contactless?

Os agentes de fiscalização  estão preparados para verificar  no seu cartão, quando e onde ocorreu a validação, através de uma aplicação própria no telemóvel.

17. Tenho de apresentar o meu cartão bancário Contactless a um agente fiscal devidamente identificado para provar que fiz uma validação com sucesso?

Sim, pois o seu cartão funciona como título de transporte. Se não o apresentar para leitura ao fiscal, para verificação da validação com sucesso, será considerado como passageiro sem título válido, incorrendo nas penalidades legalmente estabelecidas.

18. Não estou a conseguir utilizar o meu cartão bancário Contactless para validar com sucesso, mesmo depois de já o ter utilizado no passado. Qual poderá ser a justificação?

Existem vários motivos pelos quais poderá não estar a conseguir utilizar o seu cartão bancário Contactless: o cartão expirou, o cartão encontra-se danificado, o cartão encontra-se em lista de bloqueados, etc. Para saber mais, por favor contacte a MTS, por email através de info@mts.pt, ou o seu banco.

19. Se o meu cartão estiver na lista de bloqueados, significa que não poderei utilizá-lo para outros fins?

Não, esta lista de bloqueados é apenas específica para a utilização na MTS e não inutiliza o cartão, apenas bloqueia a sua utilização para viajar até que a situação seja regularizada ou pagamentos pendentes sejam realizados.

20. Como posso retirar o meu cartão da lista de bloqueados?

Se o seu cartão estiver expirado ou danificado, terá de atualizar os dados do mesmo no Portal Contactless após a sua substituição. Se o seu cartão estiver na lista de bloqueados devido a pagamentos pendentes, terá de realizar os mesmos para regularizar a situação. Assim que a situação estiver regularizada, o sistema irá identificar essa liquidação e retirar o seu cartão da lista de bloqueados. Pode efetuar pagamentos pendentes através do Portal Contactless com acesso no site www.mts.pt. Logo que a sua conta tenha saldo positivo, encoste o seu cartão ao validador que, mesmo apresentando um símbolo de insucesso inicialmente, desencadeará uma recuperação automática da dívida que, se bem sucedida, permitirá viajar novamente.

21. Como tenho acesso aos comprovativos de pagamento?

A transação irá aparecer no seu extrato bancário após o pagamento ser processado. Para aceder aos detalhes da sua viagem e descarregar as respectivas faturas, por favor entre no Portal Contactless, através do site www.mts.pt.

22. Como aparece descrita a transação no meu extrato bancário?

Aparece uma transação por viagem. Pode visualizar o pagamento no seu extrato com a descrição “MTS”.

23. Por que razão recebo por vezes notificações do meu banco relativas a cobranças da MTS cujos valores não reconheço?

Poderá ser necessário efetuar uma verificação dos dados do cartão bancário Contactless (se os dados estão corretos, se o cartão tem saldo) que está a utilizar, processo no qual é feita uma cativação de valor. Se necessário, o banco envia uma notificação com os detalhes da pré-autorização. Este valor é automaticamente devolvido após esse processo estar concluído e não será cobrado. 

24. Quando é que é feito o débito do pagamento das viagens?

O valor é debitado no dia útil seguinte à utilização do cartão bancário Contactless numa viagem. 

25. Existe alguma taxa ou valor extra cobrado por utilizar o meu cartão bancário Contactless para viajar?

Não, o único valor que paga é o correspondente ao preço da viagem. 

26. Este tipo de pagamentos é seguro?

Sim, este pagamento é completamente seguro e é processado por entidades devidamente certificadas pela VISA e Mastercard, que cumprem todos os requisitos de segurança e privacidade impostos legalmente. 

27. Caso existam interrupções no serviço da MTS a minha viagem será cobrada?

Deverá contactar a MTS através do e-mail info@mts.pt e descrever a situação, com o detalhe da validação (dia, hora, paragem, motivo). 

28. Como posso esclarecer as minhas dúvidas ou enviar comentários/sugestões?

Pode entrar em contacto com a MTS através do email info@mts.pt ou através de chamada telefónica para o 211 127 056.

29. Como são tratados os meus dados pessoais?

A MTS usará os dados dos seus cartões contactless para finalidades relacionadas com apoio ao cliente, gestão de clientes, prestação de informações relacionadas com as viagens, estatísticas, participação em campanhas e prevenção de fraude.

Os seus dados poderão ser utilizados pelos parceiros/fornecedores que implementaram e permitem a utilização da tecnologia contactless na prestação dos nossos serviços, bem como poderão ser transmitidos a Autoridades Judiciais, Policiais ou Administrativas sempre que tal seja obrigatório por lei.

A MTS adotou as medidas técnicas e organizativas adequadas a garantir a segurança dos seus dados, assim como procede ao tratamento dos seus dados pessoais de acordo com a Lei da Proteção de Dados.

Para saber mais como utilizamos os seus dados consulte a nossa política de privacidade Política de privacidade – Metro Transportes do Sul (mts.pt) e as políticas de privcaidade dos nossos parceiros em https://www.shift4.com/s4i-privacy e https://switchio.com/personal-data-protection-policy.