Apresentação da MTS
Dia 05 de Maio de 2016 às 12:09
O Concurso Público Internacional para adjudicação, em regime de Concessão, do Projecto, da Construção, do Fornecimento de Equipamentos e de Material Circulante, do Financiamento, da Exploração, da Manutenção e da Conservação da Totalidade da Rede do Metropolitano Ligeiro da Margem Sul do Tejo foi lançado em 23 de Setembro de 1999, tendo-se realizado nos termos do Decreto – Lei nº 337/99 de 24 de Agosto.
Em Março de 2002 a Concessão foi adjudicada ao Concorrente MTS sendo a Sociedade Concessionária MTS – Metro, Transportes do Sul, SA constituída em Abril de 2002.
O Contrato de Concessão foi assinado em 30 de Julho de 2002, tendo o prazo da Concessão, (30 anos), tido inicio em 12 Dezembro de 2002 com a emissão da Declaração de Impacte Ambiental do 2º Estudo de Impacte Ambiental a que o Projecto foi submetido.
Fases
A Rede de Metropolitano Ligeiro da Margem Sul do Tejo, desenvolver-se-à ao longo de três Concelhos, (Almada, Seixal e Barreiro), e em três fases:
A área de implantação da 1ª fase do Metro Sul do Tejo abrange parte dos Concelhos de Almada (Freguesias de Almada, Cacilhas, Caparica, Cova da Piedade, Feijó, Laranjeiro e Pragal) e do Seixal (Freguesia de Amora e Corroios). O projecto integra a execução dos trabalhos de requalificação do espaço canal ao longo do traçado e a zona adjacente ao mesmo, (designado por Plano de Requalificação do Espaço Canal – PREC). O PREC constitui um plano de requalificação urbana e foi elaborado pelas Câmaras Municipais de Almada e Seixal, definindo um modelo de arranjo de espaços exteriores que contempla espaços pedonais, tipo de pavimentos, tipo de estações, sistemas de iluminação, tipo de mobiliário urbano, definição de espécies vegetais a implantar, etc…
O traçado da 1ª fase permitirá ligações privilegiadas com os restantes modos de transporte em Corroios, Pragal e Cacilhas.
Características
O Metro Sul do Tejo é um metropolitano de superfície, eléctrico, moderno, confortável e de grande qualidade, que circulará nas principais artérias da cidade de Almada, pela EN10 até Corroios e nas vias urbanas do Monte da Caparica, nomeadamente aproveitando o traçado da via alternativa ao Monte da Caparica.
O sistema de bilhética oferecido é exclusivamente de tecnologia sem contacto e integrado com o sistema dos restantes operadores da Área Metropolitana de Lisboa.
Valores
A MTS desenvolve a sua actividade com base em valores através dos quais procura posicionar-se no mercado que opera e relacionar-se com todos os interessados na sua actividade – Concedente, accionistas, clientes, colaboradores, entidades locais e licenciadoras, população em geral, designadamente:
- Profissionalismo;
- Ética;
- Responsabilidade;
- Confiança;
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Plenário de operadores de condução – 23 de Janeiro
Dia 20 de Janeiro de 2023 às 15:50
Informamos que no dia 23 de Janeiro, das 10h30 às 16h00, poderão ocorrer perturbações na circulação, devido à realização de…
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PASSAGEM DE ANO - CIRCULAÇÃO CONDICIONADA EM CACILHAS
Dia 29 de Dezembro de 2022 às 19:13
Devido ao espetáculo de Passagem de Ano 22/23, organizado pela C.M. Almada, a partir das 22h00 as circulações com destino…
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Pré-Aviso de Greve 29 de dezembro a 1 de janeiro
Dia 27 de Dezembro de 2022 às 11:04
Por motivo de greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses, que representa os operadores de…